Atendimento Emergencial 24h

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. O Ministério da Saúde estará abordando, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O mês de novembro faz um alerta para a doença do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Os sintomas começam surgir quando o câncer está avançado podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados como:

  • Exame da próstata: Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
  • Fazer check-up regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados.
  • Cuidar da saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.

Cuide-se

Mantenha uma alimentação balanceada, evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e pratique atividade física. Adotar hábitos saudáveis também previne o surgimento de doenças.

“A campanha realizada durante o mês de novembro teve origem em 2003, na Austrália, e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2008. O novembro azul tem como objetivo chamar a atenção da população masculina para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais comum desta população, atrás do câncer de pele, não melanoma.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde apoiam o objetivo da campanha e também acreditam no incentivo aos homens em cuidar da saúde de uma maneira geral. O tema da campanha Novembro Azul de 2022 é Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro.

Durante todo o mês de novembro, o hospital irá promover atividades educativas em apoio à campanha para trazer mais informações e orientações para seus pacientes e colaboradores”.

Exames preventivos podem salvar a sua vida!

DRA. MARINA FARIA THOMAZ
MEDICINA DO TRABALHO

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *