Enfª. Daniela Fernando Moretti
Gerente de Enfermagem
O papel como equipe de enfermagem do Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes é estratégico e desafiador, requer habilidade de relacionamento interpessoal, exigindo compreensão de que as necessidades da saúde mental não são apenas clínicas, envolve dimensões psicossociais extremamente humanas, importantes para o desenvolvimento de excelência do trabalho.
A enfermagem psiquiátrica vai além do cuidado físico, é o elemento observador da equipe multidisciplinar. Traduzem no prontuário os diversos comportamentos apresentados pelo paciente durante a evolução sintomática.
É atuante junto ao grupo e seu objetivo maior é tratamento humanizado e de amor, reabilitando e reinserindo o paciente na sociedade e ambiente familiar.
Tem papel importante desde a chegada do paciente ao hospital através do acolhimento até sua alta. Um dos profissionais que mantém o maior vínculo com o paciente durante seu tratamento, podendo contribuir de maneira atuante em sua reabilitação. A construção de um vínculo de confiança entre enfermeiro e paciente é a melhor ação terapêutica para esses casos.
Bem qualificada e a especialidade capaz de cuidar dos pacientes que necessitam da compreensão de seu sofrimento mental.
Além disso, é preciso que o enfermeiro esteja preparado para:
- Realizar avaliações biopsicossociais da saúde;
- Criar e implementar planos de cuidados para pacientes e familiares;
- Participar de atividades de gerenciamento de caso;
- Promover e manter a saúde mental;
- Fornecer cuidados diretos e indiretos;
- Controlar e coordenar os sistemas de cuidados;
- Integrar as necessidades do paciente, da família e de toda equipe médica.
Todos esses pontos, juntamente com uma relação terapêutica, trazem muitos benefícios ao tratamento, como a redução da ansiedade e do estresse, o aumento do bem-estar, a melhora da memória, da qualidade de vida e das funções psíquicas e a reintegração social do paciente.