Atendimento Emergencial 24h

Drª. Tulio Fantoni Polimeno
Médico Psiquiatra
Diretor Clínico e Técnico

Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica.

Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública, são a CID-10, da Organização Mundial de Saúde, e o DSM-5 da American Psychiatric Association.

Os medicamentos psiquiátricos, ou psicofármacos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos não farmacológicos, ou “físicos”. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental.

Oferecemos atendimentos de forma ambulatorial (consultas) ou em outros regimes, como internação e emergência. Internação é indicada em casos mais selecionados, de acordo com a gravidade do transtorno ou necessidade de um acompanhamento mais próximo da equipe de tratamento, como por exemplo quando há risco de suicídio.

Os transtornos mentais são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos. Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”.