Atendimento Emergencial 24h

Quem é o Hospital Bezerra de Menezes?

O Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes foi fundado 1946 e seu funcionamento em 1953 com missão atual de:  tratar portadores de transtornos mentais, visão: tornar-se referência nacional em saúde mental e com seus valores: pessoas em primeiro lugar, responsabilidade social, inovação, excelência, compromisso ético, solidariedade e transdisciplinaridade.

Entidade sem fins lucrativos, serviço hospitalar de referência regional e instituído na RAPS municipal, visa cumprir as legislações vigentes. Com 160 leitos SUS, 49 leitos de convênios e particular e 18 leitos de observação na emergência. Contemplando 7 enfermarias para internações feminina e masculina e 1 emergência psiquiátrica, com abrangência de 31 municípios da região e população aproximada de 763.534 habitantes e usuários SUS.

Equipe multidisciplinar trabalhando com avanços na tecnologia em saúde, proporcionando qualidade na reabilitação mental, biológico e emocional, oferendo tratamento integral sob a ótica interdisciplinar, permitindo o acesso ao serviço de ponta, estrutura física e assistência humanizada.

Oferecemos assistência 24h horas, com equipe médica composta por psiquiatras, clínicos gerais e infectologista.

Com a implantação da emergência psiquiátrica em 2014 iniciamos mais um serviço para a população, executando um trabalho em rede e realizando altas implicadas.

Programa de residência médica vinculada a FAMERP e campo de estágios para faculdades de diversas áreas da saúde (enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, etc..) desta forma encontra-se como hospital auxiliar de ensino.

Dentro de uma postura que tem como meta o equilíbrio e qualidade do serviço prestado em psiquiatria hospitalar moderna, o HABM procura adequar estratégias funcionais e administrativas desde a implantação do Projeto Terapêutico, em 2002, e do Protocolo de Internação de DQ, implantado em 02 de maio de 2006 e readequado em fevereiro de 2020. A instituição funciona como ponto de apoio real e atuante no resgate e na ajuda ao paciente e seus familiares.

Administração honesta, prestação de serviço de qualidade, competência técnica e científica todos sintonizados nos valores, na missão e na visão que norteiam o seu funcionamento.

De forma sucinta, a filosofia de trabalho para o atendimento hospitalar psiquiátrico funciona de acordo com o seu Estatuto, as normas e exigências do Ministério da Saúde e da contratualização do SUS (metas quantitativas e qualitativas).

Asseguramos uma sólida e eficaz aplicação da metodologia do tratamento integral médico-hospitalar e pós- hospitalar de contra-referência, proporcionando aos pacientes amenização dos sintomas, conscientização e reconhecimento de sua patologia, promovendo sua reabilitação biopsicossocial.

O método de tratamento médico- hospitalar é integral, com base  no projeto terapêutico singular, voltado para a remissão dos sintomas mentais e sua estabilidade e/ou abstinência, com  busca na qualidade de vida, determinado pelo médico e equipe multidisciplinar, que engloba: o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) e/ou em grupo (psicoterapia, orientação, acolhimento, atividades de suporte social, entre outros); abordagem familiar, com orientação sobre o diagnóstico, programa de tratamento, alta hospitalar e a continuidade do tratamento em dispositivos extra-hospitalar de contra-referência, onde, quando indicado, haverá a integração do paciente com a rede de atenção psicossocial.

Hospital filantrópico que oferece um conceito moderno de tratamento em psiquiatria, com certificação, consultorias do Ministério da Saúde, elevando o patamar dos serviços oferecidos.

Este é o Hospital Bezerra de Menezes, como somos conhecidos pela população.