O que é terapia ocupacional?
Terapia Ocupacional é uma área voltada a prevenção e ao tratamento do indivíduo portador de alguma alteração cognitiva, afetiva, perceptivas e psicomotora, decorrentes de algum distúrbio genético, traumatismo ou doenças adquiridas, utiliza-se a atividade humana para o desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.
Quando surgiu a terapia ocupacional?
No inicio do século XX a Terapia Ocupacional se tornou formalmente uma profissão, o termo deve- se a um arquiteto americano, Geroge Burton que foi o impulsionador de uma instituição situada em Clifton Springs (New York) onde as pessoas eram reeducadas e ajudadas através da ocupação, de modo a readquirirem um sentido para a vida.
Após a I e II Guerras Mundiais, surgiu a necessidade de tratar os feridos, a Terapia Ocupacional ganhou uma significativa importância. Foram nestes períodos que se usaram pela primeira vez dispositivos, técnicas e métodos como análise de movimentos associados à incapacidade física. A expansão da Terapia Ocupacional foi grande, uma vez que o número de pacientes não parava de aumentar e consequentemente a necessidade de mais técnicos especializados nessa área de reabilitação, para poder intervir diretamente com amputados, traumatismos cranianos, indivíduos com alterações psiquiátricas, como as neuroses de guerra.
Terapia ocupacional na saúde mental
A terapia ocupacional propõe um cuidado centrado no indivíduo (não na doença), na atenção psicossocial e no cuidado compartilhado não apenas entre os diversos profissionais que fazem parte do tratamento, mas com a família, a sociedade e os outros elementos que fazem parte de sua vida, a terapia ocupacional vai ajudar a regular o comportamento do paciente a fim de se adequar melhor aos ambientes, reduzindo reações indesejadas, permitindo um convívio mais saudável.
Nos transtornos mentais, o Terapeuta Ocupacional, utiliza de varias estratégias para a reabilitação do paciente, ajudando-o a lidar com suas dificuldades, promovendo uma melhor saúde mental e não lhe impedindo de participar do convívio social.
Reabilitar as competências verbais do paciente é importante para que ele consiga expor seus sentimentos e consiga expressar vivencias pessoais que possam ter ajudado a afasta-lo da saciedade, atividades motoras ou manuais tratam as habilidades, cognitivas, raciocínio logico, coordenação motora, controle da ansiedade, noção de tempo/espaço, memória, autoestima e relacionamentos interpessoais.
Referencia Bibliografica:
2 comentários
Angela Bariani · 17 de maio de 2023 às 06:58
A terapia ocupacional é só realizada para os pacientes do hospital ou também para a comunidade? Obrigada
usrbezerra · 18 de setembro de 2023 às 09:50
Somente para os pacientes internados.